5 - Circuito Tere-Fri

O Circuito Tere-Fri está localizado na RJ 130, rodovia que liga as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, no coração da região serrana do estado do Rio de Janeiro.

São 68 Km de lugares encantadores e aconchegantes, cercados por belas paisagens, em áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Nova Friburgo estende-se por 28 Km do Circuito, oferecendo aos visitantes diversos atrativos, hotéis, pousadas e restaurantes.

Atualmente, as Prefeituras de Nova Friburgo e de Teresópolis, através das respectivas Secretarias Municipais de Turismo, em parceria com representantes da Associação Tere-Fri, estão trabalhando na revitalização turística e no fortalecimento do Circuito.

Clique nas imagens para ampliar

Principais Atrativos:

* CASA SUÍÇA

O complexo da Casa Suíça é um espaço vivo e dinâmico, que compreende a Frialp Queijaria e Chocolataria, o Memorial da Colonização Suíça, a Cervejaria Alpendorf, a Loja do Porquinho, o Ateliê Thaís Castro e a Encanto e Arte Artesanato.

* APIÁRIO AMIGOS DA TERRA E MUSEU DO MEL

O Apiário Amigos da Terra é uma empresa familiar que há mais de 30 anos se dedica à produção e comercialização de mel e derivados.

O Museu do Mel foi criado em julho de 2004, para atender a demanda crescente de informações sobre o mundo das abelhas. Cadastrado pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, é o primeiro do gênero no Brasil.

* JARDIM DO NÊGO

Desde 1969, o artista Geraldo Simplício, o Nêgo, faz esculturas nos declives do terreno de sua casa, um ateliê a céu aberto batizado de Jardim do Nêgo.  Por todos os lados, esculturas em barro representam mulheres, crianças e animais, entre outras imagens.

* TRÊS PICOS - SALINAS

O Parque Estadual dos Três Picos, criado em junho de 2002, é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. O nome do Parque faz referência aos três picos de Nova Friburgo, um conjunto de montanhas que se eleva a 2.366 metros acima do nível do mar, sendo o Pico Maior considerado o ponto culminante de toda a Serra do Mar (cadeia montanhosa que se estende desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina).

Localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do estado, tem inestimável beleza cênica, com grande número de nascentes e rios, várias cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas. A área de mais de 65 mil hectares abrange partes dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

Na região de Salinas, onde há uma subsede do Parque, os visitantes encontram diferentes opções de trilhas e escaladas, além de alguns restaurantes, pousadas e refúgios, totalmente integrados à natureza exuberante, envoltos na atmosfera de paz e tranquilidade do Parque Estadual dos Três Picos.

* MORANGOS

Nova Friburgo é a maior produtora de morango do estado do Rio de Janeiro. O cultivo de morangos na cidade iniciou-se na década de 60, predominantemente na região próxima ao distrito de Campo do Coelho, na Tere-Fri, e aumentou significativamente quando outros produtores iniciaram a atividade no final da mesma década.

Em 2009 foi fundada a AMORANGO, Associação dos Agricultores Familiares Produtores de Morango de Nova Friburgo. Ao longo do tempo, mais agricultores foram tornando-se associados, adquirindo mudas de qualidade internacional e investindo em manejos de cultivo mais eficientes.

Atualmente, com a técnica denominada plantação suspensa, Nova Friburgo tornou-se um dos principais fornecedores de morango do estado. A partir do processo de semihidroponia, as mudas suspensas são plantadas em sacos fechados, chamados slabs, e recebem irrigação localizada pela técnica de gotejamento.

No Circuito Tere-Fri, a DOÇURAS DA SUELY e a DONA FLOR CHÁCARA DE MORANGO são excelentes opções para conhecer um pouco mais sobre o cultivo de morangos e provar todas as delícias produzidas na região.