VEM AÍ A 11ª EDIÇÃO DO FRICINE

Publicado em: 24/05/2024 19:40 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF

VEM AÍ A 11ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA SOCIOAMBIENTAL DE NOVA FRIBURGO

O FriCine - Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, realizará sua 11a edição entre os dias 21 e 28 de setembro de 2024.

O Festival possui uma trajetória expressiva, que demonstra sua relevância para a população friburguense, assim como a sua importância para o circuito brasileiro de festivais de cinema, sendo um dos mais antigos festivais ainda em atividade.

Focado na sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural, o 11º FRICINE é um festival de cinema de caráter competitivo internacional, que leva ao seu público uma ampla amostragem de filmes (foram mais de mil inscritos este ano) recentemente realizados no Brasil e no Mundo.

Para além das mostras de filmes e da competição, o 11º FRICINE também conta com palestras, mesas redondas e painéis, por onde já passaram nomes de peso, como o diretor Roberto Farias, o teólogo e historiador Leonardo Boff e o renomado documentarista Silvio Tendler.

Conta também com o projeto Oficina de Criação Cinematográfica, que propõe inserir os estudantes de escolas friburguenses no universo do Cinema através de oficinas de roteiro, direção e produção. Nesta edição, estudantes de oito instituições transformarão suas redações em curtas-metragens, utilizando o tema “O Futuro em Nossas Mãos - Aqui e Agora”. Os curtas, que serão filmados pelos próprios estudantes, serão exibidos no encerramento do festival.

O projeto 11º FRICINE é realizado pela Lack Produções, com produção do Fricine e da Clovis Produtora, com patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Prefeitura de Nova Friburgo e Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, através da Lei Paulo Gustavo.

#SesecRj #CulturaPresente #LeiPauloGustavoRJ