PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO ECONOMIZA EM CONTRATAÇÃO PARA ALIMENTAÇÃO DO HOSPITAL RAUL SERTÃ

Publicado em: 12/03/2021 16:18 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Anderson Frez

Comparado ao último emergencial realizado em 2018, economia do atual contrato chega a quase R$ 500 mil em 4 meses

A Prefeitura de Nova Friburgo realizou processo para a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de alimentação e nutrição para atender às necessidades do Hospital Municipal Raul Sertã pelo período de 120 dias – 04 meses, pelo valor de R$ 1.420.755,60 (R$ 355.188,90 por mês). A soma total, apesar de se tratar de um contrato emergencial e por um período curto - o que eleva o custo do processo - gerou a economia de R$ 6 mil por mês com relação ao anterior, finalizado em R$ 4.339.990 milhões por 12 meses, (R$ 361.665,83 por mês).

Tendo em vista que a gestão anterior não concluiu o processo licitatório em tempo hábil, não restou alternativa à Prefeitura que não realizar às pressas um emergencial para contratação de empresa para prestação do serviço de alimentação do Hospital Municipal Raul Sertã. Porém, com seriedade e transparência, o resultado do emergencial atual saiu mais barato do que a licitação realizada na gestão passada.

Para efeito de comparação, no emergencial para o mesmo serviço realizado em 2018, o município chegou a pagar R$ 28,90 em cada prato de mingau, hoje, por exemplo, custará R$ 5. Agora o valor unitário da refeição será de R$ 7,90, na licitação passada era de R$ 9 e, no último emergencial, R$ 15,30. Comparando o atual emergencial que terá o gasto diário médio de R$ 11.839,00 com o realizado em 2018, cujo valor foi cerca de R$ 15.899,00 por dia, há uma diferença diária de mais de R$ 4 mil, o que gera em 04 meses - período do contrato atual - um gasto inferior a quase R$ 500 mil. A empresa que prestou o serviço em sucessivos contratos emergenciais da gestão passada, inclusive no ano de 2018, apresentou proposta neste emergencial com valor de R$ 1,1 milhão mais caro do que a empresa vencedora.

A economia no processo de contratação da nova prestadora do serviço é ainda mais relevante quando analisamos os dados da inflação sobre os alimentos no último ano, que teve uma média de aumento de 14%. O arroz, por exemplo, principal alimento no prato do brasileiro, teve alta de 76% em 2020.