PREFEITURA TRABALHA EM PROL DA AGRICULTURA FAMILIAR DE NOVA FRIBURGO

Publicado em: 11/03/2021 14:03 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

PREFEITURA TRABALHA EM PROL DA AGRICULTURA FAMILIAR DE NOVA FRIBURGO

Nova Friburgo é um município com grande representatividade agrícola, com produção diversificada de olerícolas (horticultura), frutas, entre outros produtos. É o maior produtor de morango e flores de corte do estado e se destaca pela produção de lúpulo. O município também é um importante fornecedor de hortaliças para a região metropolitana do Rio de Janeiro, distribuindo mais de cinquenta variedades, entre elas, couve-flor, salsa, tomate, repolho, brócolis e inhame.

Conforme dados do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Nova Friburgo (2020), o município conta com 4 mil agricultores e 2.057 estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total aproximada de 23.199 hectares. Em Riograndina (2º distrito), o cultivo do caqui é a principal atividade. Campo do Coelho (3º distrito) concentra mais de 70% da atividade do setor e se destaca pela produção de hortaliças. Em Amparo (4º distrito) os agricultores familiares trabalham na produção de goiaba de mesa. E nos distritos de Lumiar (5º distrito) e São Pedro da Serra (7º distrito) a produção de flores e hortaliças são as atividades mais expressivas.

Em 2019, segundo a Emater-Rio, a produção agrícola de Nova Friburgo foi de, aproximadamente, 66.000 toneladas, com um faturamento bruto de cerca de R$ 141.314.000,00. Já a floricultura teve um faturamento, aproximado, de R$ 39.880.000,00. E diante da expressão econômica do setor para o Município, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está dando continuidade a importantes projetos a fim de dar suporte técnico-especializado e de valorizar a agricultura familiar friburguense.

Dentre eles, destacam-se os projetos de apoio à comercialização, através dos quais a Prefeitura dá o suporte logístico e técnico para os projetos de compras governamentais, e o Plano Municipal de Manutenção de estradas rurais, que já está em andamento e visa à manutenção dos pontos críticos das estradas rurais para garantir o escoamento da produção.

A Secretaria de Agricultura também está desenvolvendo um amplo trabalho de divulgação da produção agrícola local, buscando levar ao conhecimento do público a relevância da agricultura para a economia do município e do estado do Rio de Janeiro. “Outros projetos voltados para o apoio à sustentabilidade, com foco em Agroecologia e Agricultura Orgânica, estão em fase de elaboração, assim como convênios colaborativos com entidades públicas e privadas, a capacitação dos agricultores familiares e a valorização dos funcionários da nossa secretaria” – destacou o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marcelo Silva.