LAVANDERIA DO HOSPITAL RAUL SERTÃ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO

Publicado em: 09/03/2021 11:08 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Erika Amaral e Raphael Dalbouni

LAVANDERIA DO HOSPITAL RAUL SERTÃ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO

Inoperante há mais de quatro anos, finalmente, a lavanderia do Hospital Municipal Raul Sertã entra em operação. Desde sábado, dia 06, os equipamentos estão em atividade e funcionários do hospital foram capacitados para operá-los. Ao todo, são duas máquinas de lavar, com capacidade de 100 kg de roupas por lavagem, cada, e duas secadoras. A estimativa é que sejam lavadas entre 300 e 400 kg de roupas hospitalares por dia.

Para a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, “o funcionamento da lavanderia dentro do hospital proporciona a lavagem dentro do ideal de adequação, além de possibilitar o controle dos enxovais, sem falar que é imprescindível que esse setor funcione adequadamente, pois otimiza o fluxo cirúrgico das vestimentas”, explica. Quanto aos insumos, a licitação para aquisição de materiais para lavanderia já foi aberta e está tramitando.

Colaboradores da lavanderia do HMRS participam de curso de capacitação

O Hospital Municipal Raul Sertã promoveu, nos dias 5 e 6 de março, um curso de capacitação para colaboradores da lavanderia. O objetivo foi capacitar a equipe que atua na coleta e distribuição dos enxovais e roupas, apresentando dicas e reforçando regras básicas sobre controle de infecção, prevenção e higiene.

O curso destaca a importância da lavanderia no controle de infecções no ambiente hospitalar, seriedade no cumprimento das normas sanitárias, montagem e organização dos kits de roupas. O treinamento é fundamental para reforçar a dinâmica de trabalho do hospital.

O curso foi ministrado por Angelo Lage, consultor da empresa que disponibiliza os produtos de limpeza para a unidade.

É importante reforçar que, desde a reativação da lavanderia do Hospital Raul Sertã, a equipe está trabalhando de acordo com as orientações exigidas pela Vigilância Sanitária e principalmente no uso correto dos produtos de limpeza.