ESCOLA DE ENFERMAGEM NOSSA SENHORA PROMOVE PALESTRAS NA SEMANA DE ENFERMAGEM EM CELEBRAÇÃO A SEUS 59 ANOS DE EXISTÊNCIA

Publicado em: 22/05/2024 16:35 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

A Escola de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima (EATENSF), vinculada a Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nas últimas segunda e terça-feira, 20 e 21, palestras em comemoração à Semana de Enfermagem e aos 59 anos da EATENSF.

O evento foi destinado aos alunos da Escola e teve como objetivo destacar a importância da profissão na prática dos cuidados, além de corroborar para a ampliação do conhecimento.

A palestra ministrada em 20 de maio, na Escola de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, com o tema: “A importância da vacinação para profissionais da saúde”, teve como ênfase, a sensibilização e incentivo à vacinação disponibilizada para o público, dada a importância de promover a saúde ocupacional e garantir a cobertura vacinal.

A palestrante, Enfermeira Aline de Lima Abreu, coordenadora de Imunização do município e a Professora de Enfermagem da EATENSF, Lucimar Figueira Ribeiro, destacaram que a vacinação ensina o organismo a se proteger sem precisar passar pelo sofrimento causado pelas doenças.

No dia 21 de maio, o encontro, que ocorreu no Auditório da SME contou com três palestras. A palestrante Retiane Luccas Pereira, coordenadora do Programa de Prevenção de Violência, falou sobre prevenção dos casos de violência e suas implicações como profissionais de saúde em identificar sinais e sintomas; notificar os casos suspeitos e confirmados e encaminhar para serviços da rede de cuidado.

Já a palestra “Tabagismo: uma das principais causas de morte evitáveis no mundo” ministrada pela enfermeira Anielle Oliveira, atual coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, conscientizou os presentes sobre a epidemia de tabaco através de dados estáticos.

E a palestra realizada pelo CEREST Serrana 1, ministrada pelos servidores Carolina Camilo e André Luiz Vieira, apresentou o tema “A importância da notificação compulsória para Saúde do Trabalhador” com a intenção de levar conhecimento acerca da relevância dos dados epidemiológicos em saúde do trabalhador, nas resoluções de Políticas Públicas de Saúde, ambiente de trabalho seguro e bem estar social.

Ao longo desta semana, a Escola de Enfermagem irá promover outras palestras com temáticas variadas destinadas ao mesmo público.