SME PROMOVE MAIS UMA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO PROJETO SIGA E EQUIPE DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Publicado em: 13/05/2024 14:55 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo, através da parceria entre os setores da Psicopedagogia Institucional Escolar e Projeto Siga, ofereceu mais uma manhã de formação para os professores do Projeto Siga e equipe de professores de referência da Educação Especial. Participaram também do evento a coordenadora da Educação Infantil, professora Bianca Boechat, e alguns membros das equipes pedagógicas .

As temáticas abordadas são de fundamental importância para a prática da sala de aula: fluência leitora, rota fonológica e lexical e conhecimentos concernentes ao transtornos do desenvolvimento da linguagem (TDL). A palestra foi ministrada pela professora doutora Tatiana Bagetti, professora da UFF e pesquisadora sobre o assunto no curso de pós-doutorado.

Uma das idealizadoras do encontro, a neuropsicopedagoga e mestranda em dislexia, Leiriane Martins Sanches, discorreu sobre várias questões relacionadas à aquisição da leitura e escrita, fazendo pontuações acerca da necessidade de o professor apropriar-se das pesquisas e conhecimentos científicos que embasam a sua prática e levam para a sala de aula uma ação eficiente e que permite à escola cumprir a sua função de ensinar .

A professora doutora Tatiana utilizou um referencial teórico e prático sobre o transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL), ressaltando a importância do aprendizado deste conhecimento, a fim de que sinais dos transtornos sejam percebidos e encaminhados ao fonoaudiólogo, profissional que estuda e lida com estas questões. Ressaltou ainda a importância da parceria entre profissionais da educação com a fonoaudiologia, em que as crianças e professores são beneficiados. "Parabenizo e valorizo o trabalho de formação de profissionais da educação, elemento fundamental para o crescimento profissional de todos”, enfatizou Tatiana.