Publicado em: 05/04/2024 15:59 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Bárbara Storck

SETOR DE SAÚDE BUCAL DE NOVA FRIBURGO FAZ UM BALANÇO DE TODAS AS AÇÕES REALIZADAS EM MARÇO NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Saúde Bucal, realizou diversas ações em conjunto com Estratégias de Saúde da Família no mês de março.

No último dia 19, a odontóloga, Dra. Michele Brantes, da unidade de São Lourenço, juntamente com o médico, Dr. Jodair Francisco de Paula, e as agentes comunitárias de saúde, Beatriz Medeiros e Cristiane Schuenck, realizaram visitas domiciliares nas áreas rurais correspondentes ao território.

Durante as visitas, foi realizado o exame clínico oral, juntamente com avaliação de lesões e conscientização da prevenção em câncer oral, orientação sobre higiene oral e entrega de kits de saúde bucal.

A visita domiciliar é uma importante ferramenta da atenção básica que consegue atender pessoas acamadas ou com alguma dificuldade de locomoção. É extremamente relevante a presença da Saúde Bucal nesta atividade.

Já no dia em que se comemorou o Dia Internacional da Saúde Bucal, 20 de março, a equipe da Dra. Ana Lúcia Moraes e a auxiliar de saúde bucal, Raquel Rimes, realizaram na Escola Municipal Herminia da Silva Condack, em Campo do Coelho, uma ação envolvendo orientação em saúde bucal, instrução em higiene oral, escovação supervisionada, aplicação tópica de fluor, distribuição de kits de higiene oral, além de atividades lúdicas e palestras para as, aproximadamente, 400 crianças que estavam presentes.

No mesmo dia, sob orientação da odontóloga, Dra. Janaina Eyer, juntamente com a auxiliar de saúde bucal, Francielle Mendes, e a equipe da ESF Olaria III, foram realizadas atividades de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, incluindo higiene oral (instrução de higiene oral), prevenção em câncer oral, higiene de próteses, cuidados na amamentação, importância do pré-natal odontológico, distribuição de kits de escovação (contendo creme dental, escova de dentes e fio dental), além de conscientização e prevenção do câncer de colo de útero e manifestações bucais de ISTs.

A médica, Dra. Juliane Damm, e a odontóloga realizaram palestras sobre preservativos, vacina de HPV, tratamento de sífilis, rotina de coleta de preventivo e quais são as pessoas indicadas a realizar.

Já no último dia 25, em parceria com a equipe da ESF Olaria I, através da equipe de saúde bucal da odontóloga, Dra. Elisiene Teixeira, aconteceram ações de educação em saúde sobre saúde bucal e alimentação saudável no Centro Municipal de Educação Infantil Maria José Mafort, em Olaria. Foram realizadas atividades lúdicas e de interação com as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. No total, cerca de 106 crianças estiveram presentes.

Outra ação aconteceu em Amparo, em parceria com a equipe da ESF Amparo. Sob orientação da dentista, Dra. Erika Gripp, juntamente com a auxiliar de saúde bucal, Regiana Ferraz da Silva, durante todo o mês de março, 118 crianças de 4 a 10 anos (pré-escolar a 3° ano do ensino fundamental) da Escola Municipal Hermenegildo Gripp receberam kits de higiene bucal, orientação sobre higiene oral, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Já na ESF Riograndina, a equipe de saúde bucal, sob orientação da dentista, Dra. Danielle Ranucci, e a auxiliar de saúde bucal, Cleusa do Nascimento, realizaram orientação sobre higiene bucal, prevenção do câncer oral, e ofereceu kits de higiene bucal, escovas dentais e creme dental.