ANVISA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTAM SOBRE RISCO DE INTOXICAÇÃO PELO USO DE POMADAS MODELADORAS DE CABELOS

 

Publicado em: 28/12/2023 14:25 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Priscila de Lima

Whatsapp

 

ANVISA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTAM SOBRE RISCO DE INTOXICAÇÃO PELO USO DE POMADAS MODELADORAS DE CABELOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detectou problemas em relação a casos de intoxicação pelo uso de pomadas modeladoras de cabelos e publicou um alerta que destaca a necessidade de atenção redobrada da população no uso deste cosmético durante as festividades de fim de ano, período em que o emprego desses produtos é ainda maior. 

Sendo assim, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, reforça para que não seja feita a compra desse produto, recomendando, ainda, que outros itens deste segmento sejam utilizados sempre com cautela e supervisão profissional. No caso específico de pomadas modeladoras, é recomendável consultar a lista de pomadas autorizadas e com as devidas regulamentações sanitárias vigentes no site https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas

Em comparação com períodos anteriores, os sistemas de informação da Anvisa apresentaram neste ano um aumento considerável nas notificações de eventos adversos associados a esses produtos, envolvendo, além das pomadas modeladoras, produtos para cuidado e limpeza dos cabelos e do couro cabeludo, para cuidado da pele, maquiagens, de autobronzeamento e de proteção solar.

A Anvisa salienta que os produtos cosméticos são seguros quando usados corretamente, seguindo recomendações para reduzir o risco de eventos adversos. A colaboração de todos é fundamental para garantir a integridade dos produtos disponíveis no mercado e a saúde dos consumidores.