IMPLANTAÇÃO DE MAIS UM PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE ÓLEO DE COZINHA

 

Publicado em: 20/12/2023 17:43 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Ana Clara Gravino

Whatsapp

 

IMPLANTAÇÃO DE MAIS UM PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE ÓLEO DE COZINHA

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, foi implantado mais um Ponto de Entrega Voluntária, do programa Trata Óleo, dessa vez, na sede da Secretaria Municipal de Educação. A ação segue realizando a divulgação da ação de coleta do óleo vegetal, promovida pela Concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Educação. A secretária de Educação, Caroline Klein, a subsecretária de Gestão em Ensino e Aprendizagem, Cíntia Damazio e a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, estiveram presentes. 

Além da implantação do PEV, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente visitou os setores, visando sensibilizar os servidores sobre o tema e divulgar os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) implantados até o momento. Além do PEV implantado na Secretaria de Educação, já foram instalados outros seis pontos de coleta, sendo eles no atendimento da Sec. Meio Ambiente, no pátio da Prefeitura de Nova Friburgo e nas Escolas Municipais Jardel Hottz (Braunes), Pastor Schlupp (Maria Teresa), Padre Rafael (Cordoeira) e São José (Olaria), disponíveis para toda população.

O descarte de óleo vegetal de forma inadequada pode acarretar diversos problemas, entre eles, o entupimento dos encanamentos, impermeabilização do solo e poluição das águas.

Vale destacar que essa ação contribui com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles: água potável, que define metas para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; cidades e comunidades sustentáveis, com metas relacionadas a tornar as cidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis, que também possui metas relacionadas à redução da geração de resíduos, por meio da reciclagem e reuso. 

 


Imagens