ANO LETIVO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA FRIBURGO É INICIADO

Publicado em: 14/02/2022 18:32 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

ANO LETIVO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA FRIBURGO É INICIADO

A partir desta segunda-feira, 14, a maioria das unidades escolares - 85% do total de 122 - retornaram às aulas presenciais. No decorrer do mês de fevereiro novas escolas farão parte deste número. Os diretores, instruídos pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo, estão realizando as devidas orientações para os responsáveis e estão disponíveis para desfazer qualquer dúvida. Os protocolos sanitários determinados pelo Decreto Municipal número 1.309, de 4 de fevereiro de 2022, serão seguidos para a segurança de todos.

As unidades que ainda não retornaram estão em finalização de obras e reformas, como, por exemplo, manutenção da parte elétrica e pintura, após isto, iniciarão o ano letivo de 2022. Desde o início de 2021 este trabalho vem sendo realizado. No que diz respeito ao trabalho pedagógico, as unidades escolares que ainda não retornaram não serão prejudicadas, uma vez que os dias letivos (aulas) serão repostos posteriormente, com calendário reorganizado de acordo com a necessidade de cada escola.

O prefeito Johnny Maycon esteve na Escola Municipal Santa Paula Frassinetti neste primeiro dia e comentou sobre o início do ano letivo. "Momento de muita celebração e intensa alegria, as crianças estavam ansiosas pelo retorno e continuaremos empenhados e mobilizados para que todas as unidades voltem. Sei que será um ano bastante desafiador, mas no decorrer de 2022 a gente vai avançar muito neste processo educacional de nossas crianças, jovens e adolescentes".

TRANSPORTE ESCOLAR - Algumas unidades escolares, que atendem principalmente alunos que moram nas regiões rurais ou mais afastadas de Nova Friburgo, estão sem aulas presenciais devido a impugnação que ocorreu no processo licitatório do transporte escolar. A fim de atender recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e aumentar a concorrência do certame, a Secretaria Municipal de Educação mudou o molde da licitação, dividindo-a em lotes e fazendo pela primeira vez o pregão eletrônico. A prefeitura já está se mobilizando para sua remarcação que, possivelmente, ocorrerá ainda neste mês. Destaca-se que os gestores estão averiguando se há a necessidade de paralisar as aulas até resolução desse fator. Caso seja, os alunos não serão prejudicados em relação aos dias letivos, como já citado.