UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS RETORNAM EXCLUSIVAMENTE PRESENCIAIS NA SEGUNDA-FEIRA, 14

Publicado em: 11/02/2022 20:10 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Na próxima semana iniciam-se as aulas exclusivamente presenciais do ano letivo de 2022 nas escolas municipais de Nova Friburgo, conforme determina o Ministério da Educação. Para o retorno seguro das aulas nas unidades físicas a Secretaria Municipal de Educação respeitará os protocolos sanitários estabelecidos pelo Decreto Municipal nº 1.309, de 4 de fevereiro de 2022. A maioria das escolas já retorna no dia 14, segunda-feira, e as que não retornam neste primeiro momento estão em processo de finalização de obras e reformas, para então iniciar o funcionamento até o início de março, sem prejudicar o ano letivo. Os gestores já estão orientando os responsáveis dos estudantes e, caso seja necessário, as unidades podem ser procuradas a partir de segunda-feira para obterem informações específicas de cada unidade escolar.

Uma readequação curricular precisou ser elaborada nesses dois anos de ensino remoto. Um cronograma foi pensado e enviado às unidades escolares com três momentos para o início do ano letivo. No primeiro será feita uma acolhida a partir do trabalho com as habilidades socioemocionais para alunos, servidores e famílias, que estão distantes há muito tempo das unidades. O segundo são as avaliações diagnósticas, sendo uma padrão, pois o município, enquanto rede, necessita de um levantamento geral , e outra nas próprias unidades pensando nas especificidades de cada uma. A partir deste resultado será formulado um contínuo curricular por cada unidade, embasado nas habilidades que não foram possíveis de serem trabalhadas no ano anterior e com a priorização curricular do ano que o aluno está inserido no momento, objetivando  preencher as lacunas pedagógicas e, assim, dando a base necessária para a continuação dos estudos.