SECRETARIA DE CULTURA INICIA PROJETO JANELAS LITERÁRIAS

Publicado em: 11/02/2022 12:51 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

SECRETARIA DE CULTURA INICIA PROJETO JANELAS LITERÁRIAS

A Secretaria de Cultura de Nova Friburgo está lançando o projeto Janelas Literárias, com base na formação e ampliação da literatura, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, na Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori, sempre das 15h às 16h. A iniciativa prevê a divulgação de projetos com contrapartida da Lei Aldir Blanc, encontros literários com escritores, identificação de autores e fomento do setor literário como expressão cultural na cidade. A atividade acontece em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

O calendário promete encontros recheados de talento e muita informação, com lançamentos de livros, palestras e discussões. A programação gratuita começa com as exposições da pintura "Prelúdio da Bailarina", quadro de Ana Cláudia Segall, e mostra fotográfica intitulada "Nova Friburgo Ontem e Hoje", de Thainan Werly. Os trabalhos podem ser vistos de 14 a 18 de fevereiro, na Biblioteca Municipal.

Confira a programação com os autores convidados e os temas abordados nos encontros:

14/02 Cristiano Victor - lançamento e palestra do livro de contos “Sobre Acidentes de Ódio”
Promover reflexões, a partir da leitura e apresentação do livro de contos, sobre questões sociais como racismo, desigualdade, os sistemas punitivistas entre outras, através da escrita literária poética, além disso, visa apresentar os meandros do processo literário e o impacto da literatura para o pensamento crítico, tendo como público-alvo jovens acima de 14 anos e adultos.

15/02 Ana Beatriz de Castro Manier - "Te Ajudarei a Ir Se Quiseres"
“Viver de esperanças do passado ou ousar renovar a própria existência?” Os temas abordados no romance são reflexões e discussões, entre eles: envelhecimento, finitude, dignidade e escolhas na terceira idade.

16/02 Thales Amaral – Literatura para todos os públicos
Apresentação dos livros de autoria de Thales Amaral: Um título destinado ao público infantil (“Juju Chuchu”), um destinado ao público adolescente (Crush.com e Falsiane.com) e ao público jovem-adulto (Linhas Tortas).

17/02 - Andréia Figueira Reis - romance - Herança Celta
Apresentar através de um romance (tipo: fantasia) a história e cultura da civilização celta, especialmente os druidas.

18/02 Márcia Lobosco - Projeto “Juntas & Diversas” - literatura, cultura e educação
“O projeto nasceu em 2019 e reúne mulheres de diversas idades, formação e atuação profissional. Com livros publicados ou não, essas mulheres têm apreço pela palavra escrita e acreditam na literatura como um caminho de esperança. Desta vez, somos 27 mulheres escrevendo sobre viver numa pandemia - experiência inédita, dolorosa e cheia de sentimento, reflexões e aprendizados. ”