SETEMBRO AMARELO TEVE UMA SÉRIE DE AÇÕES E ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO EM NOVA FRIBURGO

Publicado em: 01/10/2021 17:57 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

Durante todo o último mês foi celebrado o “Setembro Amarelo”, período dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio. A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Gerência de Saúde Mental, setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Subsecretaria de Comunicação Social (Secom), promoveu uma série de ações em alusão a data.

Durante todo o mês de setembro os dispositivos da rede (Caps AD, Caps Infantil e Caps II – que em breve se tornará Caps III, com atendimento 24 horas) promoveram a divulgação dos seus serviços e o acolhimento de pessoas.

Satisfeito com as ações promovidas no período, o gerente de Saúde Mental de Nova Friburgo, Felippe Schenquel, fez um balanço positivo do Setembro Amarelo na cidade. “Foi muito positivo porque conseguimos fazer a divulgação do serviço e da importância de estarmos atentos a esse tema, muitas vezes negligenciado pelas pessoas, que vem acometendo muitos friburguenses”, declarou Schenquel.

No dia 18 foi o Dia D do Setembro Amarelo. As três principais unidades básicas de saúde (UBS) do município (Centro, Olaria e Conselheiro Paulino) ofereceram atendimento a pacientes com sintomas de depressão grave e ideações suicidas que aguardavam na fila do Sisreg, bem como acolhimento espontâneo de pessoas que buscaram atendimento. Além disso, a Prefeitura de Nova Friburgo também aumentou a oferta de profissionais da área de saúde mental, como médicos psiquiatras e psicólogos, ampliando a rede do município.

A Prefeitura de Nova Friburgo também contou com a parceria da rede Cine Show, que disponibilizou uma sessão por semana durante todo o mês de setembro para a exibição, de forma gratuita e exclusiva aos servidores municipais da área da saúde, o filme “O Vendedor de Sonhos”, obra nacional de 2016, com direção de Jayme Monjardim e elenco formado por atores como César Troncoso, Leonardo Medeiros, Marcelo Valle e Dan Stulbach.

“A exibição do filme foi bacana porque ele traz uma mensagem muito forte, de reflexão sobre a vida. Foi também um tempo que os servidores puderam tirar para se distrair e cuidar da saúde mental. Agradecemos imensamente à rede Cine Show pela parceria e a sensibilidade em apoiar as ações do Setembro Amarelo”, finalizou Schenquel.