NOVA FRIBURGO RETOMA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA GESTANTES COM COMORBIDADES

 

Publicado em: 19/05/2021 11:04 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

Whatsapp

 

NOVA FRIBURGO RETOMA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA GESTANTES COM COMORBIDADES

A imunização acontece nesta quinta-feira, 20

 

A Secretaria Municipal de Saúde dará continuidade à imunização contra Covid-19 para gestantes, exclusivamente com comorbidade comprovada, na próxima quinta-feira, 20, no Posto Sylvio Henrique Braune (Suspiro), das 9h às 13h. 

O governo do estado enviou 170 doses do imunizante Coronavac com um ofício orientando ao Município para aplicação da primeira dose para as grávidas. Este grupo estava sendo vacinado com o imunobiológico AstraZeneca mas, após recomendação da Anvisa, a aplicação foi suspensa no último dia 11 de maio. Apesar do quantitativo pequeno de doses recebidas, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde estima que seja suficiente para atender ao público-alvo determinado pelo governo estadual e o Plano Nacional de Imunização. 

Para receber a primeira dose da vacina, é necessário apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Cartão do SUS e ORIGINAL E CÓPIA de documento comprovando a existência das doenças crônicas previstas, como receita médica, declaração ou laudo de profissional médico que atesta a existência da(s) comorbidade(s) referida(s).

As comorbidades previstas pelo Plano Nacional de Imunização contra Covid-19 são: diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar, asma grave, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale, hipertensão pulmonar, hipertensão arterial grave, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, câncer, imunossuprimidos, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, obesidade mórbida e síndrome de Down.


Imagens