DIA MUNDIAL SEM TABACO: O SUS OFERECE APOIO PARA QUEM DESEJA PARAR DE FUMAR

 

Publicado em: 31/05/2023 15:56 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

DIA MUNDIAL SEM TABACO: O SUS OFERECE APOIO PARA QUEM DESEJA PARAR DE FUMAR

A quarta-feira, dia 31 de maio, celebra o Dia Mundial sem Tabaco. Para alertar a população sobre os riscos e agravos que o fumo causa, essa data foi criada com o objetivo de conscientizar, prevenir e debater o assunto. 

Em Nova Friburgo, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, por meio do Programa de Controle de Tabagismo, trabalha a questão em três níveis: a prevenção da iniciação com os jovens, através de ações de orientações nas escolas; o tratamento, para quem já é fumante, oferecido integralmente pelo SUS; e o apoio à fiscalização, principalmente em relação a venda de cigarros eletrônicos, que têm a comercialização proibida, e o controle de ambientes fechados onde há pessoas fumando. 

A Secretaria Municipal de Saúde lembra as consequências do tabaco: o desenvolvimento de mais de 50 enfermidades, como por exemplo, enfisema pulmonar, tuberculose, câncer, derrame, impotência e outras. Quanto mais cedo parar de fumar, menor é o risco de desenvolver alguma doença. 

O primeiro passo para parar de fumar é ter vontade. A iniciativa de querer acabar com o vício vem atrelado com a força de vontade e o apoio oferecido pelo sistema público de saúde, com os grupos de tabagismo e a oferta de medicamentos e itens que auxiliam nesse processo. Para participar basta ir na unidade de saúde mais próxima da residência e pedir a ajuda.