MAPA DO TURISMO BRASILEIRO: NOVA FRIBURGO É CLASSIFICADA PELO MINISTÉRIO DO TURISMO NA SEGUNDA MELHOR CATEGORIA 

 

Publicado em: 25/05/2023 17:23 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

MAPA DO TURISMO BRASILEIRO: NOVA FRIBURGO É CLASSIFICADA PELO MINISTÉRIO DO TURISMO NA SEGUNDA MELHOR CATEGORIA 

Nova Friburgo recebeu recentemente mais uma boa notícia no âmbito do turismo municipal. A cidade foi classificada na categoria B – a segunda melhor numa escala que vai de A a E – no Mapa do Turismo Brasileiro 2023, em levantamento feito pelo Ministério do Turismo. Ao todo, 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país fizeram parte do levantamento. 

Dentre os municípios pertencentes a região turística da Serra Verde Imperial, Nova Friburgo ocupa a segunda colocação na lista, ao lado de Teresópolis. Petrópolis aparece na liderança classificada na categoria A. Das demais cidades da Serra Verde Imperial, Cachoeiras de Macacu foi classificada na categoria C e Guapimirim na categoria D. 

Apesar do resultado positivo, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Turismo, segue trabalhando intensamente para elevar o município à categoria A, consolidando Nova Friburgo como um destino turístico para o Ministério do Turismo. 

Para isso, o Governo Municipal conta com o apoio dos empresários e empreendedores do setor turístico da cidade, já que o ranking leva em consideração, entre outros fatores, o número de estabelecimentos cadastrados junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do próprio Ministério do Turismo. Cabe ressaltar ainda que o cadastro tem validade de dois anos e deve ser renovado para seguir ativo. 

Em suma, o Cadastur visa promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil. Portanto, através deste certificado os consumidores conseguem identificar quais empresas estão aptas para atuar em diferentes nichos do mercado. O serviço é gratuito, portanto, não gera despesas aos empresários e, de quebra, pode trazer inúmeros benefícios para a cadeia turística de Nova Friburgo.