PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE PROJETO “RIO CONSTRUÇÃO”

Publicado em: 25/01/2023 18:59 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Ana Clara Gravino

PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE PROJETO “RIO CONSTRUÇÃO”

Na segunda-feira, 16 de janeiro, representantes da Firjan apresentaram o projeto “Rio Construção” para as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SEMMADUS), Obras e Casa Civil de Nova Friburgo. O projeto integra um conjunto de ações visando maior produtividade no setor construtivo e envolve quatro pilares: industrialização, digitalização, modelos de gestão e sustentabilidade.

Durante o painel, foi apresentado o “Rio Construção BIM”, com enfoque das contribuições da metodologia BIM (Building Information Modelling) frente aos desafios da transformação digital no setor da Construção - infraestrutura e edificações. Na oportunidade, foi ofertado, através do Centro de Referência da Construção, um projeto piloto ao município para realizar o plano de implantação do BIM, por meio de uma capacitação.

A SEMMADUS vem buscando melhorias nos processos para emissão do alvará de construção, com destaque na participação do projeto Licença 4.0, também da Firjan, cujo objetivo é analisar e identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento de obras, a fim de simplificar as etapas e reduzir os prazos de tramitação.