ESCOLAS DO MUNICÍPIO PARTICIPAM DE PROJETO SOBRE CIÊNCIA E COMPOSTAGEM

Publicado em: 22/06/2022 14:41 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

ESCOLAS DO MUNICÍPIO PARTICIPAM DE PROJETO SOBRE CIÊNCIA E COMPOSTAGEM

O projeto Conectando Ciência, Inovação e Inteligência Artificial: construção de um modelo de cidade inteligente mitigador de impactos ambientais através da compostagem de resíduos orgânicos foi realizado nas escolas municipais Vevey La Jolie, Tiradentes e São Pedro da Serra, situadas nos respectivos distritos de Campo do Coelho, Amparo e São Pedro da Serra. As unidades receberam representantes do projeto que conta com a participação do Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores (NPTA) que promoveu e articulou a participação dos pesquisadores e analistas da Embrapa Solos e Embrapa Agrobiologia. Claudio Capeche, Marco Leal, Renato Assis e Claudia Delaia iniciaram as ações junto com essas escolas.

Essa iniciativa é resultado de projeto de pesquisa apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) em edital de redes temáticas de inteligência artificial (IA). O projeto conta com a participação de atores representativos, com perfis diversos e complementares, como universidades (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Universidade Veiga de Almeida), Embrapa e as empresas VM9, Organokits e Reciclotron, além do envolvimento da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

Cristina Schuenck F. Moraes, coordenadora dos anos finais da Secretaria Municipal de Educação, relatou que adaptações serão necessárias de acordo com a realidade de cada unidade escolar e que os responsáveis pelo projeto usarão sua expertise para adaptarem hortas horizontais ou verticais e tipos diferentes de composteiras, o que for necessário de acordo com o espaço físico das escolas. Além disso, Cristina acredita que essa parceria gerará bons resultados.

Para o professor de ciências Gemagno Marinho Ribeiro, o projeto de compostagem na escola é singular e de suma importância, proporcionando observações, práticas e conteúdos estudantis, objetivando um desenvolvimento e um aprimoramento acadêmico. Portanto, no que tange ao ensino e à aprendizagem, o programa se faz pertinente e doravante instigante para o progresso ordeiro dos discentes.