SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARTICIPA DE SESSÃO PÚBLICA SOBRE A LUTA ANTIMANICOMIAL

 

Publicado em: 18/05/2022 17:11 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARTICIPA DE SESSÃO PÚBLICA SOBRE A LUTA ANTIMANICOMIAL

Equipe de saúde mental também realiza ação na Praça em razão do dia 18 de maio

Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data marca as mobilizações em todo o país acerca do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação e estruturação da rede de saúde mental e a instauração de novas práticas. Em razão desta data, o vereador Professor André convidou a secretária Municipal de Saúde, Nicole Cipriano, para debater o assunto em uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Saúde de Nova Friburgo. A sessão aconteceu na manhã desta quarta-feira, 18. 

O encontro contou com a presença de outros vereadores e representantes da sociedade civil e foram debatidas questões como a rede de atenção psicossocial de Nova Friburgo e o processo de desinstitucionalização. A desinstitucionalização visa modificar a forma de organização das instituições psiquiátricas, criando estruturas que venham a substituí-las. Através de medidas adequadas e humanizadas, realizando de forma segura e cuidadosa a reinserção dos pacientes na comunidade, dentro do que é possível. Esse é um processo demorado, que leva anos para ser concluído.

Na última terça, 17, a primeira alta foi dada após a Secretaria Municipal de Saúde ter efetivamente assumido a Clínica Santa Lúcia. A paciente é de Teresópolis e será acompanhada pelo Centro de Atenção Psicossocial do município vizinho, conforme preconiza e demanda o processo de desinstitucionalização. 

Ainda nesta quarta, 18, a equipe da rede de saúde mental do município promoveu uma ação de conscientização e divulgação de informações sobre a luta antimanicomial na Praça Demerval Barbosa Moreira, no centro da cidade. Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial de Nova Friburgo estiveram na praça com oficinas, demonstrando para a população o serviço de saúde mental que atua no município.


Imagens