TRADICIONAL DESFILE CÍVICO-MILITAR MARCA OS 204 ANOS DE NOVA FRIBURGO

Publicado em: 17/05/2022 15:33 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

TRADICIONAL DESFILE CÍVICO-MILITAR MARCA OS 204 ANOS DE NOVA FRIBURGO

População friburguense compareceu à Av. Alberto Braune para prestigiar o evento após dois anos sem ocorrer, devido à pandemia

Depois dos desfiles carnavalescos passarem pela Avenida Alberto Braune durante a sexta-feira e o sábado, dias 13 e 14, na segunda-feira, 16, data que marca o aniversário de Nova Friburgo, foi a vez do desfile cívico-militar ocorrer em comemoração aos 204 anos da cidade. Organizado pelas secretarias de Cultura e de Turismo da Prefeitura de Nova Friburgo, a partir das 8h aconteceu o hasteamento das bandeiras acompanhado pela banda Campesina Friburguense, que executou o Hino Nacional Brasileiro e o hino municipal, na panóplia em frente ao prédio sede do Poder Executivo. O prefeito Johnny Maycon hasteou a bandeira do Brasil ao lado do diretor do Sanatório Naval, capitão de fragata médico Marcos Floripes da Silva, com a bandeira do Estado do Rio de Janeiro, e do presidente da Câmara Municipal, Wellington Moreira, hasteando a bandeira do município de Nova Friburgo. Posteriormente, o prefeito, junto às outras autoridades presentes, se dirigira ao palanque oficial para dar seguimento ao desfile que foi dividido em dois blocos.

No primeiro bloco a banda Campesina Friburguense e o Tiro de Guerra, instituição do Exército Brasileiro, abriram o caminho para que outras instituições militares e civis pudessem atravessar a avenida. O encerramento desta primeira parte foi realizado pela banda Euterpe Friburguense. Já no segundo bloco, escolas e associações, exclusivamente civis, abrilhantaram o evento com suas participações.

O vice-prefeito, Serginho, além de parabenizar a cidade, comentou sobre o trabalho diário e intenso realizado pelo Executivo para que seja entregue serviço de qualidade para a população. “Estou muito feliz e grato a Deus por poder comemorar o aniversário desta cidade maravilhosa. [...] Enquanto estivermos aqui, estaremos cuidando de Nova Friburgo com muito carinho e dedicação.”

O prefeito Johnny Maycon, aproveitou o momento para lembrar das vítimas da covid-19 e falou da importância de todos que participaram do desfile.
“Esta é uma das cidades mais fascinantes do planeta e, depois de dois anos, nesse período de pandemia, estamos celebrando a vida e aproveitando o momento para, mais uma vez, nos solidarizar com cada um dos familiares das centenas de vítimas da covid-19 em nossa cidade. [...] Cada instituição, cada entidade passando na principal avenida da nossa cidade, representa um pouco da nossa linda e rica história. Parabéns, Nova Friburgo! São 204 anos de muito orgulho e de histórias extraordinárias.”

Dia do Gari - 16 de maio

No dia 16 de maio, além do aniversário da cidade, comemora-se o Dia do Gari. Por conta disso, no desfile foi realizada uma homenagem àqueles que, incansavelmente, cuidam das ruas friburguenses.
“O trabalho dos garis é o que traz qualidade de vida no dia a dia para a população. É um povo muito aguerrido, trabalhadores que gostam do que fazem e fazem com muita vontade. Inclusive no carnaval, conseguimos fazer uma limpeza rápida e ampla, graças a dedicação deles que chegaram todos os dias cedo. [...] Fiquei muito feliz quando vi o grupo na avenida, foi o que mais me emocionou. Gosto de ver a empolgação e o amor que eles têm pelo serviço, isso inspira a gente a valorizá-los sempre mais, já que eles se dedicam todos os dias a cidade para que ela fique bonita e apresentável para as pessoas transitarem com tranquilidade.”  - Concluiu Eduardo Trigo, secretário municipal de Serviços Públicos.