EM CELEBRAÇÃO AO DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE, HEMOCENTRO PROMOVE MUTIRÃO DE DOAÇÃO NO PRÓXIMO SÁBADO

Publicado em: 25/11/2021 18:55 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Secretaria Municipal de Saúde promove mutirão no Hemocentro Regional de Nova Friburgo a partir das 8 horas

Esta quinta-feira, 25 de novembro, é considerado o Dia Nacional do Doador de Sangue, quando são celebradas as pessoas que voluntariamente doam sangue para quem mais precisa, criando e integrando uma corrente do bem.

Como forma de comemorar essa data, a Prefeitura de NovaFriburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove um mutirão de doação no próximo sábado, 27. Esse dia foi escolhido para permitir quem trabalha de segunda a sexta-feira possa doar também.

Além disso, com a proximidade do final do ano e as festividades de Natal e Réveillon, o número de doadores cai bastante em comparação com os outros meses do ano. Por isso é muito importante a participação de todos que podem doar. A expectativa é que a ação aumente o estoque do banco de sangue de Nova Friburgo, que é responsável por atender outros 12 municípios da região.

O mutirão será feito das 8h às 12h, no Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que fica no anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, situado na Avenida Rui Barbosa, 349, no Centro. Os doadores não podem esquecer um documento original com foto.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos (sendo que, menor de idade deve estar acompanhado do responsável, e para doar pela primeira vez é preciso ter no máximo 60 anos), pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido alimentos gordurosos ou bebida alcoólica antes da doação, não estar grávida, não ter feito tatuagem há 12 meses e ter tido gripe ou covid-19 há pelo menos 15 dias.