SUBPREFEITURA DE OLARIA, CÔNEGO E CASCATINHA RETIRA SOQUEIRA DE BAMBUS QUE OBSTRUÍA O RIO

Publicado em: 22/11/2021 18:28 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

O trabalho diário e contínuo das equipes da Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha tem sido realizado com atenção redobrada devido ao período chuvoso. Na primeira quinzena de novembro permaneceram os serviços de recuperação de vias e redes de águas pluviais, além da limpeza geral, incluindo a desobstrução do Rio Cônego devido ao desabamento de uma soqueira de bambus. O prefeito Johnny Maycon e o vice Serginho acompanham o trabalho realizado pelas equipes da subprefeitura, lideradas pelo subprefeito Matiel Gonçalves.

O serviço de recuperação de vias foi prestado em Olaria, na Alameda Barão de Nova Friburgo, com o conserto de buraco na calçada, e na Rua Gustavo Lira, em parceria com a concessionária Águas de Nova Friburgo, que cedeu o asfalto para cobrir cinco buracos, melhorando as condições de tráfego.

As redes de águas pluviais também recebem atenção especial devido às chuvas. No bairro do Cônego foram feitos trabalhos de desentupimento de bueiros; em Olaria, na Via Expressa, limpeza das canaletas e bueiros e conserto das tampas, e na Rua Espírito Santo, recuperação de manilhas que estouraram. O conserto foi realizado em parceria com a concessionária Águas de Nova Friburgo, que cedeu um tubo de 300 milímetros de diâmetro e quatro metros de comprimento; e no Bairro Bela Vista, na Rua Santa Catarina (nas casas populares), onde foram substituídas três manilhas de 40 centímetros de diâmetro, com o consequente conserto do calçamento.

O trabalho de roçada, capina, varrição, retirada de entulhos descartados irregularmente em vias públicas e limpeza geral foi realizado nas principais ruas de Olaria e Cônego. Algumas vias foram limpas outra vez apenas seis dias depois da limpeza ter sido feita. O subsecretário pede a colaboração de todos os moradores para que as ruas permaneçam limpas.

A limpeza teve continuidade em Olaria, nas avenidas Conselheiro Julius Arp, ao lado da antiga fábrica Torrington, e José Pires Barroso (Via Expressa);  Praça da Graça, Rua Ari Parreiras, Alameda Barão de Nova Friburgo e no encerramento da feira livre, às quintas-feiras e domingos; no Cônego, no pátio da Casa do Artesão (antigo Pavilhão das Artes), em parceria com a Secretaria de Obras, que cedeu um caminhão; no Bela Vista, na  Rua São Paulo; e no Alto de Olaria, na servidão entre as ruas Souza Miranda e Joaquim Antunes.

Um sinistro de grandes proporções ocorreu em Olaria no dia 31 de outubro, um domingo, à noite, quando chovia muito. Uma soqueira de bambus desabou no Rio Cônego, na altura do Roqueano Social Clube, junto com um muro. A Defesa Civil e a subprefeitura foram acionadas e imediatamente as equipes compareceram ao local. O prefeito Johnny Maycon e o vice Serginho determinaram total atenção a essa situação. Foi necessária uma escavadeira para esse serviço, com acompanhamento de diretores do Roqueano e do proprietário do terreno situado do o outro lado do rio. O trabalho só foi concluído e o rio desobstruído no dia 4 de novembro.