Publicado em: 22/11/2021 18:00 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

ENQUANTO NOVA FRIBURGO TEM 84,05% DA POPULAÇÃO-ALVO TOTALMENTE VACINADA, NÃO VACINADOS SÃO MAIORIA ENTRE INTERNADOS POR COVID-19

Segundo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na última quinta-feira, 18 de novembro, dados levantados por meio do Sivep-Gripe, indicam que a maioria das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, em que a causa é a covid-19, é de pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Os mais acometidos são os adultos com 49 anos ou menos. Os dados reforçam ainda mais a importância de se completar o ciclo vacinal, além da dose de reforço.

“Esses dados comprovam que quem recebe todos os imunizantes está mais protegido em relação aos não vacinados. O avanço na vacinação fez com que as internações hospitalares caíssem, levando a nossa taxa de ocupação para patamares bem baixos. A ocupação nas enfermarias está em 16,5%, e UTI, em 28,4%”, destaca o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Ainda de acordo com o levantamento, na faixa etária de 49 anos ou menos, 42,59% não foram vacinados, 39,57% de forma parcial e 9,82% completaram o ciclo. Para quem tem idade entre 50 a 64 anos, 23,7% não se imunizaram, 27,81% receberam uma dose e 19, 01% as duas. Já o grupo de idosos que mais recebeu a dose de reforço foi de 80 a 84 anos, com uma cobertura de 95,1%, vindo depois do grupo de 70 a 74, com 55,4% de imunização contra a covid-19. O secretário estadual de Saúde ressalta também a importância da população receber a dose de reforço, disponível nos postos de saúde, e continuar mantendo as medidas de prevenção.

“Até o momento, apenas 10,6% dos idosos com idade entre 60 e 64 anos receberam as doses de reforço no estado, conforme registros do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e 31,9%, entre 65 e 69 anos. Coberturas que precisam aumentar para garantir imunidade completa. A pandemia ainda não acabou, por isso é importante também que a população continue mantendo as medidas de prevenção”, adverte Chieppe.

A vacinação em Nova Friburgo

Nova Friburgo totalizou 310.020 vacinas utilizadas até o dia 18 de novembro de 2021. Deste total, 154.227 vacinas foram aplicadas para primeira dose e 134.405 para segunda dose. Para dose única, foram aplicadas 4.360 e 17.080 de terceira dose. Ainda até o dia 18 de novembro, 84,05% da população-alvo, ou seja, pessoas acima de 12 anos, haviam sido totalmente vacinadas (receberam as duas doses ou a dose única).

Graças ao avanço da imunização no município, nas últimas semanas houve uma drástica redução nas taxas de ocupação de leitos destinados ao tratamento de pacientes com covid-19, seja no Hospital Municipal Raul Sertã, ou nas outras três unidades particulares da cidade. O número de óbitos também vem sendo reduzido significativamente, o que também pode ser creditado ao alto percentual de imunização em Nova Friburgo.

A secretária municipal Saúde, Nicole Cipriano, salienta que todos devem fazer a sua parte e não deixar de se vacinar. "Caso ainda não tenha recebido nem a primeira dose, fique atento ao cronograma de vacinação divulgado semanalmente pela Prefeitura de Nova Friburgo e não deixe de se imunizar na próxima repescagem. Fique atento também à data prevista para a sua segunda dose e não deixe de retornar à unidade de saúde para a segunda aplicação. O mesmo vale para a dose de reforço, agora autorizada pelo Ministério da Saúde a todas as pessoas com mais de 18 anos de idade". E enfatiza: "Faça sua parte. Para vencermos a pandemia suas atitudes também são fundamentais! Não deixe de se imunizar! Vacinas salvam".