PROGRAMA MELHOR EM CASA É, MAIS UMA VEZ, DESTAQUE NACIONAL NO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Publicado em: 25/03/2024 17:30 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Bárbara Storck

Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo Federal e o Estado do Rio de Janeiro, o programa Melhor em Casa tem como objetivo atender, no conforto do lar, pacientes de média e alta complexidades que precisam de acompanhamento contínuo, mas sem necessidade de internação hospitalar prolongada.

São cerca de 960 unidades do programa distribuídas por todo o Brasil e a de Nova Friburgo foi destaque nacional no Ministério da Saúde, colocando o nome da cidade como referência no atendimento em domicílio.

Além do destaque nacional, o Melhor em Casa de Nova Friburgo já havia sido consagrado como referência na desospitalização precoce de crianças com segurança. O time também é convidado com frequência para palestrar sobre os serviços prestados no INCA - Instituto Nacional de Câncer.

Funciona da seguinte maneira: ao ingressarem no programa, todos os pacientes passar a possuir um PTS (Plano Terapêutico Singular) com todas as informações necessárias para atendimento. Esse plano pode ser com atendimentos semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a necessidade desse paciente.

Na equipe, composta por 21 profissionais, são muitas as especialidades que oferecem atendimento como odontologia, enfermagem e técnicos, fisioterapia, assistência social, psicologia, farmácia, nutrição, terapia ocupacional, pediatria e médico generalista.

Para solicitar uma avaliação, o cuidador principal do paciente precisa comparecer até a sede do Melhor em Casa portando um encaminhamento do médico responsável, RG, CPF e comprovante de residência com referência (do paciente e do cuidador). A partir disso, a equipe multiprofissional de atenção domiciliar vai avaliar se a pessoa se enquadra ou não para ser atendido pelo Melhor em Casa.

O Melhor em Casa fica localizado na Avenida Alberto Braune, 224 - 2° andar | sala 206 - Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.